Categorias
Quaresma

Meditações Quaresmais – Conversão e Confissão

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare

Estas meditações nos apresentam algumas dicas sobre como vivenciar melhor o tempo quaresmal. Durante algumas semanas da Quaresma será oferecido um roteiro de meditações e dicas de vida espiritual para que possamos tirar maior proveito deste tempo tão importante para a Santa Igreja.

Nesta segunda semana da quaresma meditaremos sobre a importância do Sacramento da Confissão.

[Terceira Semana] Conversão e Confissão | Meditações Quaresmais

Assista também as meditações passadas:

“Se tem consciência de algum pecado grave, o fiel deve confessar-se com um Sacerdote antes de receber a Sagrada Comunhão.”

O pecado mortal é o tipo mais grave de pecado reconhecido na Igreja Católica. Isso te separa da Graça de Deus. Se você não confessar e corrigir seus caminhos, você será condenado ao sofrimento eterno.

Por outro lado, a comunhão é um dos sacramentos mais sagrados. Você está participando do corpo e sangue de Jesus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você pode ver o quão sacrilégio seria misturar pecado mortal e comunhão. Eles são como noite e dia – eles não pertencem um ao outro.

Discutimos esta questão com mais detalhes abaixo, mas aqui está uma resposta rápida da Bíblia sobre o que acontece se você receber comunhão em pecado mortal.

“Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor.” 1 Cor. 11,27

O QUE É PECADO MORTAL?

A maioria dos pecados que cometemos diariamente são pecados veniais. Geralmente não são graves delitos, e às vezes não sabemos que estamos realmente pecando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses pecados veniais ainda machucam sua relação com Cristo e enfraquecem sua alma, mas isso não o remove completamente da graça de Deus.

Um pecado mortal, por outro lado, é grave, é cometido com seu pleno conhecimento, e com seu consentimento deliberado.

Essas três condições devem ser cumpridas para que um pecado seja considerado mortal. O pecado mortal é considerado tão grave porque você deliberadamente escolheu se afastar da graça de Deus. Você escolheu que prefere viver em pecado, e, finalmente, ser condenado ao inferno. Você rejeitou o amor de Deus.

Aqui está o que o Catecismo da Igreja Católica diz sobre as consequências do pecado mortal.

O pecado mortal é uma possibilidade radical de liberdade humana, assim como o próprio amor. Resulta na perda da caridade e na privação da graça santificante, ou seja, do estado de graça. Se não é redimido pelo arrependimento e pelo perdão de Deus, causa a exclusão do reino de Cristo e da morte eterna do inferno, pois nossa liberdade tem o poder de fazer escolhas para sempre, sem voltar atrás.

Continue lendo a formação completa, clique aqui.

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clique aqui para fazer uma doação