Categorias
Vaticano

O Cardeal Müller adverte que as últimas declarações da Doutrina da Fé “abrem a porta ao mal-entendido”

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare

O Cardeal Müller, ex-prefeito da Doutrina da Fé, enviou uma carta contundente a alguns meios de comunicação após o último documento publicado pelo Dicastério agora dirigido por Víctor Manuel Fernández.

Tucho Fernández emitiu um documento – com a assinatura do Papa Francisco – às questões colocadas por um bispo brasileiro. Nessa declaração, o Vaticano abre a porta para que transexuais e homossexuais sejam padrinhos em batismos e testemunhas em casamentos. Noutras questões controversas que contradizem o Magistério e o próprio catecismo, o Vaticano deixa à livre interpretação “pastoral” a tomada da decisão apropriada.

Diante deste novo documento, interpretado por muitos como mais um que, longe de esclarecer dúvidas, semeia mais confusão e preocupação, o Cardeal Müller enviou ao InfoVaticana uma carta para esclarecer alguns pontos e que oferecemos na íntegra:

Esclarecimento sobre as respostas da FDUC às perguntas do Bispo Negri. Pelo Cardeal Gerhard Müller

A tarefa do Magistério Romano, quer diretamente do Papa, quer através do Dicastério para a Doutrina da Fé, é preservar fielmente a verdade da revelação divina. É instituída por Cristo e atua no Espírito Santo para proteger os fiéis católicos de todas as heresias que põem em perigo a salvação e de toda confusão em matéria de doutrina e de vida moral (cf. Vaticano II, Lumen Gentium 18,23).
As respostas do Dicastério a diversas perguntas de um bispo brasileiro (3 de novembro de 2023) recordam, por um lado, verdades de fé bem conhecidas, mas, por outro, também abrem a porta para o mal-entendido de que há espaço pela coexistência do pecado e da graça na Igreja de Deus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O batismo é a porta para uma nova vida em Cristo.

O Filho de Deus, nosso Salvador e Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, instituiu o sacramento do batismo para que todas as pessoas possam alcançar a vida eterna através da fé em Cristo e de uma vida de seguimento a Ele. O amor incondicional de Deus Liberta o homem da reino mortal do pecado, que o mergulha na desgraça e o separa de Deus, fonte da vida.

La voluntad universal de Dios para la salvación (1 Tim 2:4ss) no dice que basta con profesar con nuestros labios a Jesús como nuestro Señor para entrar en el Reino de Dios, mientras que nos apoyamos en la debilidad humana para evitar el cumplimiento de nossa promessa. Isto deve ser dispensado pela santa e santificadora vontade de Deus (cf. Mt 7,21-23).

A simples metáfora “a Igreja não é uma alfândega”, que supostamente significa que o caráter de Cristo não pode ser medido burocraticamente pela letra da lei, tem seus limites quando se trata da graça que nos leva a uma vida nova … além do pecado e isso leva à morte. O apóstolo Paulo diz que antes de chegarmos à fé em Cristo, éramos todos “escravos do pecado”. Mas agora, através do batismo em nome de Cristo, o Filho de Deus e o ungido do Espírito Santo, “tornamo-nos obedientes de coração ao ensino ao qual fomos entregues”. Portanto, não devemos pecar porque não somos mais aqueles que não seguem a lei, pois estamos sujeitos à graça, mas não podemos mais pecar porque estamos sujeitos à graça. “Portanto, não deixem que o pecado domine o seu corpo mortal, nem obedeçam aos seus desejos mais do que os homens que passaram da morte para a vida” (Romanos 6:12f).

Na ordem eclesiástica mais antiga, escrita em Roma (cerca de 200 d.C.), estão estabelecidos os critérios de admissão ou rejeição (ou mesmo simplesmente deferimento) ao catecumenato e à recepção do baptismo e exigem que todas as profissões duvidosas, associações ilegais e comportamentos imorais que contradizem a vida de graça do batismo deve ser renunciada (Traditio Apostolica 15-16).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São Tomás de Aquino, louvavelmente citado nas respostas do Dicastério, dá uma resposta com duas nuances à questão de saber se os pecadores podem ser batizados:

1. Certamente aqueles pecadores que pecaram pessoalmente no passado e estavam sob o poder do “Pecado de Adão” (isto é, pecado original) podem ser batizados. Porque o batismo é instituído para o perdão dos pecados que Cristo adquiriu para nós através da sua morte na cruz.

2. Contudo, aqueles “que são pecadores porque vêm ao batismo com a intenção de continuar a pecar” e assim resistir à santa vontade de Deus não podem ser batizados. Isto é verdade não só pela contradição interna da graça de Deus para connosco e do nosso pecado contra Deus, mas também por causa do falso testemunho externo que mina a credibilidade do anúncio da Igreja, porque os sacramentos são sinais da graça que transmitem (cf. … Tomás de Aquino, Summa theologiae III q.III Quaestio 68, artigo 4).

Na armadilha da terminologia transumanista

É confuso e prejudicial que o Magistério se envolva na terminologia de uma antropologia niilista e ateísta e assim pareça dar ao seu falso conteúdo o estatuto de opinião teológica legítima na Igreja. “Não lestes”, diz Jesus aos fariseus, “que queriam armar-lhe uma armadilha, que no princípio o Criador criou o homem e a mulher?” (Mateus 19:4).

Na verdade, não existem pessoas transexuais ou homófilas (homoafetivas ou homossexuais), nem na ordem da natureza da criatura, nem na graça da Nova Aliança em Cristo. Na lógica do criador do homem e do mundo, dois sexos são suficientes para garantir a continuidade da existência da humanidade e para permitir que as crianças floresçam na comunidade familiar com o pai e a mãe.

“Pessoa”, como sabe todo filósofo e teólogo, é o homem na sua individualidade espiritual e moral, que o relaciona diretamente com Deus, seu Criador e Redentor. No entanto, cada pessoa humana existe na natureza espiritual-física e especificamente como homem ou mulher através do ato de criação em que Deus os criou (e na relação recíproca no casamento) na sua parábola da sua bondade eterna e do seu amor trino. E assim como foi criado, Deus ressuscitará todo ser humano em seu corpo feminino ou masculino, sem se irritar com aqueles que mutilaram genitalmente outras pessoas (por muito dinheiro) ou que, confundidos pela falsa propaganda, foram deliberadamente enganados de sua identidade: masculina ou feminina.

O transumanismo em todas as suas variantes é uma ficção diabólica e um pecado contra a dignidade pessoal dos seres humanos, mesmo que seja encoberto na forma de transexualismo em termos de terminologia como “redesignação de género autodeterminada”. Para a doutrina e a prática, a Igreja Romana estipula claramente: “A prostituta, o fornicador, o mutilador e qualquer pessoa que fizer algo que não seja dito [1 Coríntios 6:6-20] será rejeitado [do catecumenato e do batismo]” (Tradição Apostólica 16).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A “sã doutrina” (1Tm 4,3) é um cuidado pastoral saudável

O motivo pastoral, que quer que os pecadores que violam o sexto e o nono mandamentos do Decálogo sejam tratados com a maior “mansidão e compreensão” possível, só é digno de louvor enquanto o pastor não enganar o seu paciente sobre a seriedade do seu doença como se fosse um mau médico, mas apenas se o bom pastor “brinca mais com o céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender [devido ao falso autojulgamento]” (Lucas 15: 6). Aqui devemos também fazer uma distinção fundamental entre o sacramento (único) do batismo, que apaga todos os pecados anteriores e nos dá o caráter permanente de sermos incorporados ao corpo de Cristo, e o sacramento (repetível) da penitência, através do qual os pecados são perdoado que cometemos após o batismo.

De acordo com o cuidado da Igreja pela salvação, é sempre justo que possa e deva ser baptizada uma criança cuja educação católica possa ser garantida pelos responsáveis, especialmente através de uma vida exemplar.

Contudo, a Igreja não pode deixar dúvidas sobre o direito natural da criança de crescer com os seus próprios pais biológicos ou, em caso de emergência, com os seus pais adoptivos, que moral e legitimamente ocupam o seu lugar. Qualquer forma de barriga de aluguel ou produção de uma criança em laboratório (como uma coisa) para satisfazer desejos egoístas é, do ponto de vista católico, uma grave violação da dignidade pessoal de um ser humano a quem Deus ordena física e espiritualmente através de sua própria mãe. e pai para chamá-lo para ser filho de Deus na vida eterna.

Por que Deus só edifica a igreja através da fé correta

Em conexão com o Sínodo sobre a sinodalidade, foi frequentemente usada a formulação bíblica: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às congregações” (Ap 2,11). O que se entende no último livro da Sagrada Escritura é “fidelidade à palavra de Deus e ao testemunho de Jesus Cristo” (Apocalipse 1:2). O autor da Traditio Apostolica de Roma dos apóstolos Pedro e Paulo está convencido de que “a edificação da Igreja se consegue com a aceitação da fé recta”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele conclui seu trabalho com palavras que valem a pena considerar: “Pois se todos ouvirem a tradição apostólica, segui-la e observá-la, nenhum herege ou qualquer outra pessoa será capaz de nos desencaminhar. Pois muitas heresias surgiram porque os governantes [bispos] não queriam ser ensinados sobre os ensinamentos dos apóstolos, mas agiram de acordo com seu próprio critério e não como era conveniente. Se esquecemos alguma coisa, amados, Deus revelará àqueles que são dignos. Na verdade, ele orienta a Igreja a chegar ao refúgio do seu descanso” (Traditio Apostolica 43).

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clique aqui para fazer uma doação