Categorias
Céu, Inferno e Purgatório

Padre José Eduardo apresenta o purgatório pelo olhar sobrenatural

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare

As realidades acerca do sobrenatural são, ao mesmo tempo, muito simples e muito complexas. Como que se a genialidade da criação de Deus fosse algo tão óbvia, mas que incompreensível até que nos seja revelado.

É através da obra da redenção que percebemos a magnitude do amor de Deus pela humanidade, e seu esforço para que todos nos salvemos, oferecendo a nós todas as oportunidades possíveis para que cheguemos ao Céu.

Observando por este ponto de vista, parece-nos até difícil que alguém seja condenado ao inferno, uma vez que é necessário rejeitar por muitas vezes as investidas de Deus em busca da nossa Salvação. Mas quão diferente é a realidade que se nos apresenta quando os santos relatam que muitas almas vão para o inferno todos os dias, como “gotas num dia de chuva”.

O Purgatório é uma dessas realidades que vem selar, como que uma carta na manga de Deus, para que possamos alcançar ao Céu, ainda que não totalmente purificados em vida.

Assista essas duas homilias do Padre José Eduardo no qual ele nos apresenta essa realidade através da perspectiva de duas místicas católicas, a Serva de Deus Maria Simma e Fulla Horak.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante lembrar que as revelações particulares não são dogmas da Igreja, ou seja, não somos obrigados a acreditar, entretanto, quando não há erros doutrinários, a Igreja permite que sejam divulgados uma vez que ajudam na conversão de muitas pessoas.

Fulla Horak:

O PURGATÓRIO SEGUNDO A MÍSTICA FULLA HORAK - Homilia - Finados (2023) Noite

Maria Simma:

AS REVELAÇÕES  DE MARIA SIMMA SOBRE O PURGATÓRIO - POR PADRE JOSÉ EDUARDO

Como é realmente o purgatório?

Neste artigo, compartilhamos duas surpreendentes revelações privadas que lançam uma tremenda luz sobre a natureza da vida após a morte, especialmente o Purgatório. Ambas as revelações, após exaustivas investigações das autoridades eclesiásticas, foram aprovadas para publicação e receberam declarações de autoridades eclesiásticas de que “nada contrário à Fé pode ser encontrado nelas”.

Maria Simma

Maria Simma é uma mulher simples, de 82 anos, da Austrália e que, aos 25 anos, teve o extraordinário carisma de ser visitada por almas no purgatório. As pessoas começaram a reconhecer suas experiências sobrenaturais como autênticas quando as almas pediram que ela contasse a suas famílias detalhes íntimos sobre elas que ninguém, exceto as famílias preocupadas, sabia. Por exemplo, algumas almas pediam-lhe que dissesse às suas famílias que devolvam bens que tinham sido adquiridos de forma desonesta, para que fossem libertados do purgatório, Maria teria todos os detalhes – a quantidade exata de dinheiro, ou a propriedade em questão – para grande surpresa das famílias. A história de Maria Simma encontra-se no livro “O Incrível Segredo das Almas no Purgatório” Sr. Emmanuel de Medjugorje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O manuscrito inédito sobre o purgatório

No século 19, uma certa freira conhecida como Irmã M. de L.C. teve um relacionamento extraordinário com uma Irmã M.G., uma freira do mesmo convento que já havia morrido. A irmã M.G., revelou que estava no purgatório, e que o plano de Deus era que a irmã M. de L.C., por seus sofrimentos e orações, aliviasse e, finalmente, livrasse a irmã M.G. daquele lugar de expiação. De 1874 a 1890, a irmã M.G. conversou regularmente com a irmã M. de L.C. os detalhes de suas conversas foram narrados pela própria irmã M. de L.C. no livro “Unpublished Manuscript on Purgatory”. O Manuscrito traz um Nihil Obstat do Rev. Dom Carroll E. Satterfield, S.T.D., e o Imprimatur de Sua Eminência, Lawrence Cardinal Shehan, Arcebispo de Baltimore.

Abaixo estão as respostas para perguntas comuns sobre o purgatório nas palavras de Maria Simma e da irmã M.G.:

O que acontece no momento da morte?

Irmã M.G.: Quando a alma deixa o corpo é como se estivesse perdida ou, se assim posso dizer, cercada por Deus. Encontra-se numa luz tão desconcertante que, num piscar de olhos, vê toda a sua vida espalhada e, a esta vista, vê o que merece, e essa mesma luz pronuncia a sua frase. A alma não vê Deus, mas é aniquilada em sua presença. Se a alma é culpada como eu fui e, portanto, merece ir para o purgatório, ela é tão esmagada pelo peso das faltas que ainda restam a serem apagadas, que se lança no purgatório.

Maria Simma: Cada um tem conhecimento de sua vida e também dos sofrimentos que virão; mas não é igual para todos. A intensidade da revelação do Senhor depende da vida de cada um.

Existe um tempo no momento da morte em que a alma ainda tem a chance de se voltar para Deus, mesmo depois de uma vida pecaminosa – um tempo, se quisermos, entre a morte aparente e a morte real?

Maria Simma: Sim, sim, o Senhor dá vários minutos a cada um, para se arrepender dos seus pecados e decidir: aceito ou não aceito ir ver a Deus. Lá, vemos filmes de nossas vidas.

Por que há necessidade do Purgatório?

Irmã M.G.:… Quando há almas como a minha – e isso é quase todas cujas vidas foram tão vazias e que prestaram pouca ou nenhuma atenção à sua salvação – então toda a sua vida tem que ser reiniciada neste lugar de expiação. A alma tem que se aperfeiçoar novamente, e amar e desejar a Ele, a quem não amou suficientemente na terra.

Você tem uma compreensão melhor de Deus do que nós na Terra?

Irmã M.G.: Enquanto na Terra realmente não se pode imaginar o que Deus realmente é, mas nós (no Purgatório) O conhecemos e O entendemos pelo que Ele é, porque nossas almas estão libertas de todos os laços que as prenderam e as impediram de perceber a santidade e majestade de Deus, e Sua grande misericórdia… Uma força irresistível nos atrai para Deus, que é nosso centro, mas ao mesmo tempo outra força nos empurra de volta ao nosso lugar de expiação. Estamos no estado de sermos incapazes de satisfazer nossos anseios. Oh que sofrimento é esse, mas nós o desejamos e não há murmúrio contra Deus aqui.

O próprio Jesus visita o purgatório?

Maria Simma: Nunca nenhuma alma me disse isso. É a Mãe de Deus que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Irmã M.G.: Não vemos Deus no Purgatório. Isso faria com que fosse o Céu.

Os sofrimentos do Purgatório são mais dolorosos do que os sofrimentos mais dolorosos da Terra?

Irmã Simma: Sim, mas de uma forma simbólica, dói mais na alma.

Irmã M.G.: Eu sofro muito, mas meu maior tormento é não ver a Deus. É um martírio contínuo. Faz-me sofrer mais do que o fogo do Purgatório… Infelizmente! Se você soubesse qual é o calor do Purgatório comparado ao seu! Uma pequena oração nos faz muito bem. É como um copo de água dado a uma pessoa com sede… Ah, se ao menos nos permitissem voltar à Terra, depois de sabermos o que Deus realmente é, que diferente como nós levaríamos!

Existem diferentes níveis no purgatório?

Irmã M.G.: Posso falar sobre os diferentes graus do purgatório porque passei por eles. No purgatório existem várias etapas. No mais baixo e doloroso, como um inferno temporário, estão os pecadores que cometeram crimes terríveis durante a vida e cuja morte os surpreendeu nesse estado. Foi quase um milagre que eles foram salvos, e muitas vezes pelas orações de pais de santo ou outras pessoas piedosas. Às vezes eles nem tinham tempo de confessar seus pecados e o mundo os achava perdidos, mas Deus, cuja misericórdia é infinita, deu-lhes no momento da morte a contrição necessária para sua salvação por conta de uma ou mais boas ações que eles realizaram durante a vida. Para tais almas, o Purgatório é terrível. É um verdadeiro inferno com essa diferença que no inferno eles amaldiçoam a Deus, enquanto nós O abençoamos e agradecemos por nos ter salvo.

No segundo Purgatório estão as almas daqueles que morreram com pecados veniais não totalmente expiados, antes da morte, ou com pecados mortais que foram perdoados, mas pelos quais não satisfizeram inteiramente a Justiça Divina. Nesta parte do Purgatório, também há diferentes graus de acordo com os méritos de cada alma. Assim, o Purgatório das almas consagradas ou daqueles que receberam graças mais abundantes, é mais longo e muito mais doloroso do que o das pessoas comuns do mundo.

Por fim, há o Purgatório do desejo, que é chamado de Umbral. Pouquíssimos escapam disso. Para evitá-lo completamente, é preciso desejar ardentemente o Céu e a visão de Deus… A privação da visão de nosso Jesus vivo aumenta o intenso sofrimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maria Simma: Sim, há uma grande diferença de grau de sofrimento moral. Cada alma tem um sofrimento único, particular a ela; há muitos graus.

Qual o papel de Nossa Senhora com as almas do purgatório?

Maria Simma: [Nossa Senhora] vem muitas vezes consolá-los e dizer-lhes que fizeram muitas coisas boas. Ela os incentiva.

Irmã M.G.: Estou no segundo purgatório desde a festa da Anunciação. Naquele dia vi a Santíssima Virgem pela primeira vez. Na primeira etapa, nunca a vimos. A visão dela nos anima e esta amada Mãe nos fala do Céu. Ao mesmo tempo em que a vemos, nossos sofrimentos também diminuem muito… Ela vem ao Purgatório em suas festas e volta para o Céu com muitas almas… São Miguel a acompanha.

Qual é o meio mais eficaz para ajudar a libertar as almas do purgatório?

Maria Simma: O meio mais eficiente é a missa… porque é Cristo que se oferece por amor a nós… A eficácia da Missa para os falecidos é ainda maior para aqueles que deram grande valor à Missa durante suas vidas. Outro meio eficaz é a Estação da Cruz. E também o Rosário.

Irmã M.G.: Ao lado da missa, a Via Sacra é a melhor oração.

Qual é o tempo que uma alma média passa no purgatório?

Irmã M.G.: Todos os dias milhares de almas chegam ao Purgatório e a maioria delas permanece de trinta a quarenta anos, algumas por períodos mais longos, outras por períodos mais curtos. Digo-vos isto em termos de cálculos terrenos, porque aqui é bem diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Dia de Finados traz grande alegria ao Purgatório?

Irmã M.G.: No Dia de Finados, muitas almas deixam o lugar da expiação e vão para o Céu. Além disso, por uma graça especial de Deus somente nesse dia, todas as almas sofredoras, sem exceção, participam das orações públicas da Igreja, mesmo aquelas que estão no grande Purgatório. Ainda assim, o alívio de cada alma é proporcional aos seus méritos… Muitas das almas sofredoras recebem esta ajuda apenas em todos os longos anos que passam aqui… Pouquíssimas almas recebem orações, a maioria está totalmente abandonada e nenhum pensamento ou oração lhes é dada na terra.

Sobre a época do nosso lançamento, não sabemos nada. Se soubéssemos quando chegaria o fim dos nossos sofrimentos seria um alívio intenso, uma alegria para nós, mas não, não é assim. Sabemos bem que nossos sofrimentos diminuem e nossa união com Deus se torna mais próxima, mas que dia (isto é segundo os cálculos terrenos, porque aqui não há dias) estaremos unidos a Deus, disso nada sabemos; é segredo.

Leia também sobre a santa que escreveu um tratado sobre o Purgatório

Para narrar os tormentos do Purgatório, Santa Catarina de Gênova partiu não de uma revelação particular, mas de sua própria experiência de conversão. Conheça nesta catequese um pouco de sua vida e obra.

Por Papa Bento XVI

Prezados irmãos e irmãs!

Hoje gostaria de vos falar de Catarina de Gênova, conhecida sobretudo pela sua visão sobre o Purgatório. O texto que descreve a sua vida e o seu pensamento foi publicado na região italiana da Ligúria, em 1551, e é dividido em três partes: a Vida propriamente dita, a Demonstração e declaração do Purgatório — mais conhecida como Tratado — e o Diálogo entre a alma e o corpo [1]. O redator final foi o confessor de Catarina, o sacerdote Cattaneo Marabotto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Catarina nasceu em Gênova, em 1447; última de cinco filhos, ficou órfã do pai, Giacomo Fieschi, ainda em tenra idade. A mãe, Francesca di Negro, dispensou uma válida educação cristã, a tal ponto que a maior das duas filhas se tornou religiosa. Com 16 anos, Catarina foi concedida como esposa a Giuliano Adorno, um homem que, depois de várias experiências comerciais e militares no Oriente Médio, tinha regressado a Gênova para casar.

Primeira conversão

A vida matrimonial não foi fácil, também devido à índole do marido, apaixonado pelo jogo de azar. Inicialmente, a própria Catarina foi induzida a levar um tipo de vida mundana em que, contudo, não conseguia encontrar a serenidade. Depois de dez anos, no seu coração havia um profundo sentido de vazio e de amargura.

Gravura retratando Santa Catarina de Gênova.

A conversão teve início em 20 de março de 1473, graças a uma experiência singular. Tendo ido à igreja de São Bento e ao mosteiro de Nossa Senhora das Graças para se confessar, ajoelhou-se diante do sacerdote e “recebeu — como ela mesma escreve — uma chaga no coração, de um imenso amor de Deus”, com uma visão tão clarividente das suas misérias e dos seus defeitos e, ao mesmo tempo, da bondade de Deus, que quase desmaiou. Foi tocada no coração por este conhecimento de si mesma, da vida vazia que ela levava e da bondade de Deus. Desta experiência derivou a decisão que orientou toda a sua vida, expressa com estas palavras: “Basta com o mundo e com os pecados” [2].

Então Catarina fugiu, suspendendo a Confissão. Voltou para casa, entrou no quarto mais escondido e chorou prolongadamente. Naquele momento, foi instruída interiormente sobre a oração e adquiriu a consciência do imenso amor de Deus por ela, pecadora, uma experiência espiritual que não conseguia expressar com palavras [3]. Foi nessa ocasião que lhe apareceu Jesus sofredor que carregava a cruz, como é frequentemente representado na iconografia da santa. Poucos dias depois, foi ter com o sacerdote para finalmente realizar uma boa Confissão. Aqui teve início aquela “vida de purificação” que, durante muito tempo, lhe fez sentir uma dor constante pelos pecados cometidos e que a impeliu a impor-se penitências e sacrifícios para demonstrar o seu amor a Deus.

Neste caminho, Catarina foi-se aproximando cada vez mais do Senhor, até entrar naquela que é denominada “vida unitiva”, ou seja, uma relação de profunda união com Deus. Na Vida está escrito que a sua alma era orientada e ensinada interiormente só pelo dócil amor de Deus, que lhe concedia tudo aquilo que ela precisava. Catarina abandonou-se de modo tão total nas mãos do Senhor que chegou a viver, durante cerca de vinte e cinco anos — como ela escreve — “sem o intermédio de qualquer criatura, instruída e governada unicamente por Deus” [4], alimentada sobretudo pela oração constante e pela Sagrada Comunhão recebida todos os dias, o que não era comum na sua época. Só muitos anos mais tarde o Senhor lhe concedeu um sacerdote que cuidasse da sua alma.

Uma vida de apostolado

Catarina hesitava sempre em confiar e manifestar a sua experiência de comunhão mística com Deus, sobretudo pela profunda humildade que sentia diante das graças do Senhor. Foi só a perspectiva de dar glória a Ele e de poder favorecer o caminho espiritual de outros que a levou a narrar aquilo que se verificava nela, a partir do momento da sua conversão, que é a sua experiência originária e fundamental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto mais amarmos a Deus e formos constantes na oração, tanto mais conseguiremos amar verdadeiramente quem está perto de nós.

O lugar da sua ascensão aos vértices místicos foi o hospital de Pammatone, a maior estrutura hospitalar genovesa, da qual foi diretora e animadora. Portanto, não obstante esta profundidade da sua vida interior, Catarina vive uma existência totalmente ativa. Em Pammatone foi-se formando ao seu redor um grupo de seguidores, discípulos e colaboradores, fascinados pela sua vida de fé e pela sua caridade. O próprio marido, Giuliano Adorno, foi conquistado por ela, a ponto de abandonar a sua vida desregrada, de se tornar terciário franciscano e de se transferir para o hospital, para oferecer a sua ajuda à esposa. O compromisso de Catarina no cuidado dos doentes continuou até ao fim do seu caminho terreno, em 15 de setembro de 1510.

Desde a conversão até à morte, não houve acontecimentos extraordinários, mas dois elementos caracterizaram toda a sua existência: por um lado a experiência mística, ou seja, a profunda união com Deus, sentida como uma união esponsal e, por outro, a assistência aos enfermos, a organização do hospital e o serviço ao próximo, especialmente aos mais necessitados e abandonados. Estes dois pólos — Deus e o próximo — preencheram totalmente a sua vida, transcorrida praticamente entre as paredes do hospital.

Estimados amigos, nunca devemos esquecer que quanto mais amarmos a Deus e formos constantes na oração, tanto mais conseguiremos amar verdadeiramente quantos estão ao nosso redor, quem está perto de nós, porque seremos capazes de ver em cada pessoa o Rosto do Senhor, que ama sem limites nem distinções. A mística não cria distâncias em relação ao outro, não cria uma vida abstrata, mas sobretudo aproxima do outro, porque se começa a ver e a agir com os olhos, com o Coração de Deus.

Seu pensamento sobre o Purgatório

O pensamento de Catarina sobre o Purgatório, pelo qual ela é particularmente conhecida, está condensado nas últimas duas partes do livro citado no início: o Tratado sobre o Purgatório e o Diálogo entre a alma e o corpo.

É importante observar que, na sua experiência mística, Catarina jamais tem revelações específicas sobre o Purgatório ou sobre as almas que ali estão a purificar-se. Todavia, nos escritos inspirados pela nossa santa, é um elemento central, e o modo de o descrever tem características originais em relação à sua época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro traço original diz respeito ao “lugar” da purificação das almas. No seu tempo, ele era representado principalmente com o recurso a imagens ligadas ao espaço: pensava-se num certo espaço, onde se encontraria o Purgatório. Em Catarina, ao contrário, o Purgatório não é apresentado como um elemento da paisagem das vísceras da terra: é um fogo não exterior, mas interiorEste é o Purgatório, um fogo interior.

Deus é tão puro e santo que a alma com as manchas do pecado não pode encontrar-se na presença da majestade divina.

A santa fala do caminho de purificação da alma, rumo à plena comunhão com Deus, a partir da própria experiência de profunda dor pelos pecados cometidos, em relação ao amor infinito de Deus [5]. Ouvimos sobre o momento da conversão, quando Catarina sente repentinamente a bondade de Deus, a distância infinita da própria vida desta bondade e um fogo ardente no interior de si mesma. E este é o fogo que purifica, é o fogo interior do Purgatório.

Também aqui há um traço original em relação ao pensamento do tempo. Com efeito, não se começa a partir do além para narrar os tormentos do Purgatório — como era habitual naquela época e talvez ainda hoje — e depois indicar o caminho para a purificação ou a conversão, mas a nossa santa começa a partir da própria experiência interior da sua vida a caminho da eternidade. A alma — diz Catarina — apresenta-se a Deus ainda vinculada aos desejos e à pena que derivam do pecado, e isto torna-lhe impossível regozijar com a visão beatífica de Deus.

Catarina afirma que Deus é tão puro e santo que a alma com as manchas do pecado não pode encontrar-se na presença da majestade divina [6]. E também nós sentimos como estamos distantes, como estamos repletos de tantas coisas, a ponto de não podermos ver Deus. A alma está consciente do imenso amor e da justiça perfeita de Deus e, por conseguinte, sofre por não ter correspondido de modo correto e perfeito a tal amor, e precisamente o amor a Deus torna-se chama, é o próprio amor que a purifica das suas escórias de pecado.

O que ensina a Igreja a respeito do Purgatório? Padre Paulo Ricardo explica!

Em Catarina entrevê-se a presença de fontes teológicas e místicas das quais era normal haurir na sua época. Em particular, encontra-se uma imagem típica de Dionísio, o Areopagita, ou seja, aquela do fio de ouro que liga o coração humano ao próprio Deus. Quando Deus purifica o homem, liga-o com um fio de ouro extremamente fino, que é o seu amor, e atrai-o a si com um afeto tão forte, que o homem permanece como que “superado, vencido e totalmente fora de si”. Assim, o coração do homem é invadido pelo amor de Deus, que se torna o único guia, o único motor da sua existência [7]. Esta situação de elevação a Deus e de abandono à sua vontade, expressa na imagem do fio, é utilizada por Catarina para manifestar a obra da luz divina nas almas do Purgatório, luz que as purifica e eleva aos esplendores dos raios fúlgidos de Deus [8].

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Queridos amigos, na sua experiência de união com Deus os santos alcançam um “saber” tão profundo dos mistérios divinos, no qual o amor e o conhecimento se compenetram, a ponto de ajudarem os próprios teólogos no seu compromisso de estudo, de intelligentia fidei, de intelligentia dos mistérios da fé, de aprofundamento real dos mistérios, por exemplo daquilo que é o Purgatório.

Com a sua vida, Santa Catarina ensina-nos que quanto mais amamos a Deus e entramos em intimidade com Ele na oração, tanto mais Ele se faz conhecer e acende o nosso coração com o seu amor. Escrevendo acerca do Purgatório, a santa recorda-nos uma verdade fundamental da fé, que se torna para nós um convite a rezar pelos defuntos, a fim de que eles possam chegar à visão beatífica de Deus na comunhão dos santos [9].

Além disso, o serviço humilde, fiel e generoso, que a santa prestou durante toda a sua vida no hospital de Pammatone, é um exemplo luminoso de caridade para todos e um encorajamento especialmente para as mulheres que oferecem uma contribuição fundamental para a sociedade e a Igreja com a sua obra preciosa, enriquecida pela sua sensibilidade e pela atenção aos mais pobres e necessitados. Obrigado!

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clique aqui para fazer uma doação