Categorias
Notícias

O Papa Francisco abençoou o mundo e pediu o fim da pandemia

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare

Em uma cerimônia emocionante nos portões da Basílica de São Pedro e diante de uma praça deserta, ele fez uma homilia em torno da passagem do Evangelho quando Jesus acalma a tempestade. Ele pediu diante da imagem da Virgem, Salus Populi Romani e o crucifixo de São Marcelo, o fim da pandemia. Então, com o Santíssimo Sacramento, a bênção Urbi et Orbe.

(InfoCatolica) O Santo Padre presidiu nesta sexta-feira, 27 de março, um “momento extraordinário de oração” pelo fim da epidemia de coronavírus.

A cerimônia começou às 18h, nos portões da Basílica de São Pedro, em frente a uma praça deserta. A homilia seguiu a leitura de uma passagem do evangelho escolhida para a ocasião, quando Jesus acalma a tempestade no mar da Galiléia depois de ser despertado pelos apóstolos (Mc 4,35-41)

Mais tarde, orou diante da imagem da Virgem, Salus Populi Romani, padroeira de Roma, e o crucifixo de São Marcelo, pelo fim da pandemia.

A oração de algumas orações litánica se seguiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ato terminou com um momento de adoração eucarística e com a benção Urbi et Orbi, reservada para ocasiões extraordinárias.

Enquanto durou a bênção, os sinos tocaram e a polícia tocou a sirene.

Homilia do Santo Padre
“Ao entardecer” (Mc 4,35). Assim começa o evangelho que ouvimos. Por algumas semanas, parece que tudo escureceu. Densa escuridão cobriu nossas praças, ruas e cidades; eles tomaram conta de nossas vidas, enchendo tudo com um silêncio ensurdecedor e um vazio desolado que paralisa tudo em seu caminho: palpita no ar, sente nos gestos, dizem os olhos. Nós nos encontramos assustados e perdidos. Como os discípulos do evangelho, fomos atingidos por uma tempestade inesperada e violenta. Percebemos que estávamos no mesmo barco, todos frágeis e desorientados; mas, ao mesmo tempo, importante e necessário, todos chamados a remar juntos, todos necessários para confortar um ao outro. Neste barco, somos todos. Como dizem os discípulos que falam a uma só voz e com angústia: “perecemos” (cf. v. 38), também descobrimos que não podemos seguir cada um por nós mesmos, mas apenas juntos.

É fácil se identificar com essa história, o difícil é entender a atitude de Jesus. Enquanto os discípulos, logicamente, estavam alarmados e desesperados, Ele permaneceu na popa, na parte do barco que afundou primeiro. E o que faz? Apesar da agitação, ele dormiu em paz, confiando no Pai – é a única vez no Evangelho que Jesus aparece dormindo. Depois que ele foi despertado e o vento e as águas se acalmaram, ele se dirigiu aos discípulos em tom de reprovação: “Por que você tem medo? Ainda não tem fé? (v. 40).

Vamos tentar entender isso. Qual é a falta de fé dos discípulos que se opõe à confiança de Jesus? Eles não pararam de crer nele; de fato, eles invocaram. Mas vamos ver como eles o invocam: “Mestre, você não se importa que perecemos?” (v. 38) Você não se importa: eles pensaram que Jesus estava desinteressado por eles, que ele não estava prestando atenção neles. Entre nós, em nossas famílias, o que mais dói é quando ouvimos as pessoas dizerem: “Você não se importa?” É uma frase que dói e desencadeia tempestades no coração. Isso também abalará Jesus, porque Ele se importa mais do que ninguém. De fato, uma vez invocado, salva seus discípulos desconfiados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tempestade desmascara nossa vulnerabilidade e expõe aquelas garantias falsas e supérfluas com as quais construímos nossas agendas, nossos projetos, rotinas e prioridades. Mostra-nos como dormimos e abandonamos o que alimenta, sustenta e fortalece nossa vida e nossa comunidade. A tempestade revela todas as tentativas de caixa e esquecer o que nutriu a alma de nossos povos; todas essas tentativas de anestesiar com aparentes rotinas de “salvamento”, incapazes de apelar para nossas raízes e evocar a memória de nossos idosos, privando-nos da imunidade necessária para enfrentar as adversidades.

Com a tempestade, a composição daqueles estereótipos com os quais disfarçamos nossos egos sempre pretensiosos de querer aparecer, caiu; e ele expôs, mais uma vez, aquele pertencimento comum (abençoado) que não podemos e não queremos escapar; essa filiação de irmãos.

Por que você está com medo? Você ainda não tem fé? Senhor, esta tarde sua Palavra nos desafia, ela se dirige a todos. Em nosso mundo, que você ama mais do que nós, avançamos rapidamente, nos sentindo fortes e capazes de tudo. Ávidos por lucro, nos permitimos ser absorvidos pelo material e perturbados pela correria. Não paramos em suas chamadas, não despertamos para guerras e injustiças mundiais, não ouvimos o clamor dos pobres e de nossos.

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clique aqui para fazer uma doação