Categorias
Vida de Oração

Não é possível ser um bom cristão sem Vida de Oração

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare

Já ensinava Santo Afonso Maria de Ligório: “Quem reza se Salva, quem não reza certamente se condena”. Veja nesta formação algumas dicas práticas sobre como alcançar a graça de uma vida de oração saudável e agradável a Deus.

A formação de hoje nos relembra que é uma ilusão a hipótese de que podemos ser salvos sem uma sólida vida de oração.

Um verdadeiro católico, que ama a Deus sobre todas as coisas, além de obedecer a Deus em seus mandamentos, não consegue ficar sem se relacionar com Deus um dia sequer.

É preciso, todos os dias, reservar momentos específicos para estarmos íntimos de Deus, conscientes de que todos os bons frutos em nossa vida são provenientes da graça de Deus. Graças essas são muito mais evidentes para queles que possuem uma vida oração.

Dentre todos os exemplos que podemos enumerar dentro da Igreja, acerca da importância da vida de oração, o maior deles é o próprio Jesus! Mesmo sendo Deus, Jesus dedicava horas e mais horas à oração diariamente. Também foi Nosso Senhor Jesus Cristo que fez a incrível afirmação:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!” Mt 7,7-12

Se tudo que Jesus disse e fez são exemplos que devemos seguir e imitar, porque muitos de nós ainda insistimos em rejeitar essa fonte inesgotável de Graças?

Sobre este tema nós separamos uma formação fantástica, que ajuda a compreender a importância da vida de oração.

Clique aqui para assistir essa formação:

"Não é possível ser um bom Cristão sem vida de Oração" - Homilia do 19º domingo do tempo comum

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dicas práticas para ter uma boa vida de oração

Para aqueles que desejam ter uma vida de oração mas não sabem por onde começar, é preciso entender que tudo de bom que fazemos é proveniente da graça de Deus, contudo, mesmo com a graça de Deus, é importante que façamos nossos próprios esforços para colocá-los em prática.

Talvez o requisito principal para quem deseja ter uma vida de oração, além de suplicar a Deus por essa graça, é a determinação, rotina e disciplina.

Aqui estão algumas dicas:

  • Reze todos os dias o Santo Terço, de preferência em família.
  • Reze todos os dias ao acordar. (Lista de orações sugeridas para rezar ao acordar*)
  • Reze todos os dias antes de dormir. (Lista de orações sugeridas para antes de dormir*)
  • Reze todos os dias antes das refeições, mesmo em família ou quando estiver em público.
  • Faça o sinal da Cruz sempre que passar em frente de uma igreja ou antes de fazer uma atividade, oferecendo aquela atividade por amor a Deus.
  • Reze sempre que puder pelas almas do purgatório, várias vezes ao dia, pois elas estão necessitando sempre de nossas orações.
  • Invoque o nome de Nosso Senhor e Nossa Senhora várias vezes durante o dia, e mantenha sua mente sempre voltada para as coisas do alto, fugindo sempre das tentações que ocorrem durante o dia.
  • Faça um exame de consciência todas as noites, junto com a oração da noite, e relembre todos os possíveis erros e pecados cometidos durante o dia e faça o firme propósito de nunca mais cometê-los, além de um ato de contrição. (se cometeu algum pecado grave/mortal, busque a confissão no dia seguinte ou na primeira oportunidade possível)

Se deseja mais dicas para uma espiritualidade realmente católica, clique aqui e veja mais algumas Dicas valiosas para alcançar a Santidade.

Reze conosco, todos os dias

“Quem reza se salva, quem não reza certamente se condena!”

Santo Afonso Maria de Ligório

*Obs. As orações sugeridas nas listas foram retiradas de um livro que consideramos muito útil para ser usado no dia a dia. Para aqueles que preferirem o uso do livro para realizar as orações, podem comprá-lo em nossa loja virtual:

Clique aqui para adquirir o Devocionário

FacebookWhatsAppTwitterEmailCopy LinkShare
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clique aqui para fazer uma doação